Os benefícios do chá de melissa para sua saúde

Você já ouviu falar da melissa? E do chá de melissa? Iremos falar sobre os benefícios do chá de melissa para sua saúde neste artigo.

A melissa, popularmente conhecida como erva-cidreira, é um tipo de chá medicinal amplamente utilizado na cura de insônias e estresse. A maneira mais indicada de aproveitar as propriedades da planta é através da infusão de suas folhas em água quente, que origina um suave e delicioso chá.

Aproveite e confira os benefícios do chá de melissa, a seguir.

Os benefícios do chá de melissa para sua saúde

Os chás em geral são vistos como opções naturais não apenas para consumir algo saboroso, mas também para curar diversos males sem precisar tomar coquetéis de medicações por dia.

O chá pode prevenir um problema ou até mesmo curá-lo caso ele já exista, e isto faz muitas pessoas diariamente não abrirem mão de prepará-los e consumi-los.

Com o chá de melissa não é diferente, pois muitos são os benefícios que ele proporciona para nossa saúde e bem estar. Além do delicioso sabor adocicado, a melissa traz diversos benefícios para quem a consome com regularidade.

Para quem sofre com ansiedade, ela é tida como um santo remédio já que uma xícara antes de dormir reduz a ansiedade e o estresse, trazem o relaxamento e a qualidade do sono, proporcionando para quem o ingere a merecida tranquilidade.

Para o sistema digestivo o chá de melissa também é uma ótima opção, já que elimina os gases, auxilia na digestão e proporciona bem estar mesmo após refeições consideradas pesadas. Protege, também, de doenças cardiovasculares, e combate náuseas, cólicas menstruais e enxaquecas.

A melissa tem um leve efeito estimulante e favorece a concentração. Não é dessas plantas que você toma e são narcóticas, dando vontade de dormir, muito pelo contrário. Recomenda-se inclusive para a memória e o estudo.

A melissa contém um efeito tônico sobre o coração e o sistema circulatório, provocando uma leve vasodilatação dos vasos periféricos, ajudando a amenizar a pressão sanguínea.

Ela também proporciona bem-estar após refeições muito pesadas e gordurosas. A plantinha também atua combatendo enxaquecas, cólicas menstruais e náuseas, entre outros.

Confira abaixo uma das receitas de chá de melissa que você pode estar testando.

Chá de Melissa – Modo de preparar

Ingredientes

  • 1 litro de água
  • 30 gramas de folhas e flores da melissa

Lembrando que a quantidade vai depender do quanto de chá de melissa você pretende fazer, você pode diminuir essa quantidade ou aumentar, vai da sua escolha e necessidade no momento.

Modo de preparar

Para fazer o chá de melissa, ferva um litro de água e depois desligar o fogo, 30 gramas de folhas e flores de erva cidreira e deixe abafando por mais ou menos 12 minutos.

Depois desse tempo, coe e acrescente limão no momento em que for tomar o chá.

A recomendação de consumo é de uma xícara pequena do chá, três vezes ao dia, com a adição de gotas de limão na hora de tomar o chá de melissa.

Espero que este artigo tenha sido esclarecedor e sirva como uma base para seu conhecimento do chá de melissa.

Os benefícios do chá de melissa para sua saúde
5 (100%) 1 vote

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.